Quem sou eu

Minha foto
Sou português, filho de pais incógnitos. Nasci em Lisboa, percorri Portugal e pela mão de Amália Rodrigues, corri mundo. Estou em toda a parte em que haja um português. Sou um capítulo de cultura portuguesa e a expressão máxima de Portugal. O Menor foi meu pai e minha mãe, o Mouraria é meu amante e casei-me com o Corrido. Tenho muitas namoradas, as Meninas Músicas filhas de distintos pais, os Meninos Poemas também namoram com elas, amo os Poetas ♥ ! Para fazer pirraça sou dedilhado numa guitarra, por vezes choro outras rio ... A D. Viola dá-me a marcação. Muito se diz sobre mim e eu continuo a ser mistério, sou amante, namorado, sou casado e sou galdério, sou leviano, atordoado mas também sei ser sério. Gosto da luz da candeia e do cintilar das velas, mas também gosto dos holofotes e do palco, sou vaidoso, sou boémio, sou artista, sou sofredor, sou alegre, sou verdade, sou português e por isso sou fadista! Gosto que me cantem bem, que me digam bem e que não me troquem as palavras... Posto isto, sou a canção mais bela do mundo ♥ !

Pesquisar este blog

Origem de Mário Raínho

Origem de Mário Raínho

♥ Fados e temas de Amália Rodrigues ♥

♥ Fados e temas de Amália Rodrigues ♥
Clique na foto ou no link que segue

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Aprenda a ouvir Fado ...

Como para mim o Fado é um tesouro português, venho comunicar-vos um lindo trabalho do Sr José Lúcio Ribeiro de Almeida. Para aqueles que não conhecem, eis a foto do José Lúcio :


Aprenda a ouvir Fado, com ouvidos de ouvir.

                                       O fado não se ouve ... acontece!



Quando se gosta de ouvir Fado, é bom, como diz o povo, não comer gato por lebre. Cada vez mais aparecem os "hambúrgueres do Fado". Não sabem cantar, são "semi-tonados", não têm voz, não sabem dividir o poema, não sabem respirar nas frases musicais ficando sem ar, para respeitar a melodia, cantam fados sem a preocupação de saberem se a sua extensão musical lhes permite cantá-los, mas no final, vendem muitos CD's, recebem muitas palmas e boas críticas do especialistas na matéria e quem gosta de Fado ouve com muito agrado, o que é grave. Ninguém come comida estragada. Então porque se canta mau Fado e ninguém diz nada.

Já ouviu a história, de que o professor António de Oliveira Salazar, governava Portugal com a filosofia dos "3F". Futebol, Fado e Fátima. Era importante manter o povo distraído da realidade, para não perder muito tempo a pensar. Assim esta política de simples cópia, resultava na perfeição.

Futebol - para os mais novos, endividados, que queriam um bom motivo para saírem de casa e não aturarem a mulher, filhos ou familiares dependentes.

Fado - Já mais homenzinhos (só se é homem a partir dos 50 anos, quando se começa a pensar mais com a cabeça de cima do que com a de baixo), onde a arte de ir aos Fados encobre muitas mentiras de difícil explicação, como as vidas duplas (estavam na moda as amantes, que os "Otários" sustentavam, bem como beber um bom copo, coisa rara hoje dia, por culpa do martelo, digo vinho ou whisky a martelo). Sim porque hoje ouvir Fado, só de Táxi ou bebendo água, porque o álcool tornou-se a causa de todos os acidentes. Mas como as estatísticas dão como causa dos acidentes, 20% (contas redondas) de condutores sobe o efeito do álcool, pela lógica matemática a água ou as bebidas não alcoólicas são perigosíssimas para a condução. Logo se conduzir não beba água, pois tem 80% de possibilidades de ter um acidente.

Fátima - Quando a saúde começa por faltar, vamos às promessas, ou no dizer do poeta "negócios com Deus".
Claro que as senhoras ficaram de fora, simplesmente por um questão histórica. Estou a falar, da técnica política do senhor professor Salazar.
Hoje em dia, pode utilizar a técnica de copiar e cola, aplicando a regra a ambos os sexos.

Mas vou-lhe dar uma receita simples de melhorar os seus conhecimentos de Fado. Se gosta mesmo de Fado, então leia com atenção :

1 - Não confundir ouvir Fado, com ouvir um CD de Fado. Ouvir Fado é estar lá, ao vivo e sem rede, onde a verdade acontece. O CD já é o lado cínico do Fado. Ou pensa que quando alguém vai gravar um CD e as coisa correm mal, alguém se engana, isso fica gravado. Como é lógico não. Torna-se a gravar tantas vezes, até ficar bem. Com o avanço tecnológico dos computadores, já existem programas, onde os medíocres cantam perfeitamente afinados. Claro só em CD, porque ao vivo são uma desgraça.

2 - Se gosta de um determinado Fado, tente saber quem é o autor da música (atenção o Fado Acácio, não é um autor é o nome da música) e o autor do poema. Saiba quem são os músicos que tocam. Em fado chama-se "parelha" ao conjunto, Violista e Guitarrista. Se for uma Marcha Popular, o grupo de 7 músicos chama "Cavalinho". Quem só ouve Fado em CD, não entende a expressão fadista... "o Fado acontece". Esta expressão quer dizer que nem sempre se canta Fado. Para o Fado "acontecer" (ouvir bom Fado) é necessário que o Yantra do Fado (triangulo esotérico do Fado aconteça. A pessoa que cante esteja a cantar bem, os músicos a tocar bem e o público a ouvir bem. Quando se diz, silêncio que se vai cantar o Fado, já é um mau sinal. Quer dizer que o público está barulhento ou seja está mais interessado em conversar do que em ouvir Fado. É que a palavra Fado está associada ao cantor. Mas o fado não vive só do cantor. Bem pelo contrário o cantor é o último do Fado. Primeiro alguém tem de fazer a Guitarra e a Viola, depois fazer a música e o poema, depois aprender a tocar no tom da pessoa que vai cantar e só depois aparece o "Artista", que é sempre quem ganha a taça.

3 - O Fado necessita de proximidade. Se existem microfones, já é um mau sinal. Já lhe estão a vender um espectáculo de Fado e não Fado. É que um espectáculo de Fado leva mais gente, pode ser cantado num campo de futebol, praça de touros ou em grandes recintos e isso é sinonimo de negócio de Fado e não de Fado. Quer dizer quantidade e não qualidade. Como é lógico os espectáculos de Fado na televisão necessitam de microfones, mas são espectáculos, não é Fado. Sabe qual é a grande diferença entre ouvir ao vivo numa pequena casa de Fado ou em grandes espectáculos ou na televisão. Experimente ir a um restaurante ver comer, estando com fome. Vê os outros comerem mas não come.

4 - Se gosta de Fado
, coloque como regra na sua vida, pelo menos uma vez por mês ir ouvir Fado. Escolha bem o local. Há por aí muito gato servido como lebre. Então o que fazer? Quem não sabe procura andar informado.

5 - Se vai ouvir Fado, não leve consigo pessoas que não gostam de Fado ou pessoa com quem não está há muito tempo. Caso contrário o mais natural é que a conversa de velhas recordações se sobreponham ao Fado.

6 - Se poder e os artistas autorizarem
grave e fotografe uma sessão de Fado. Vai ver que ao ouvi-la em casa, ela tem o sabor da verdade.

7 - Com o aparecimento dos CD os grandes arquivos de Fado ficarem em discos de 78 RPM ou em discos de 33 RPM. Se poder tenha vivo o seu gira-discos e procure os discos dos seus artista preferidos.

8 - Tenha sempre na sua colecção de Fados
, discos ou CD de boas Guitarradas. Oiça com atenção uma guitarrada, pois a música com a ausência de voz dá-nos um outro conhecimento do Fado.

9 - Finalmente se gosta de Fado e não lhe apetece fazer nada disto
, continue a gostar de Fado a sua maneira. A minha intenção ao escrever este texto foi simplesmente partilhar consigo aquilo que ando a aprender à cerca de 40 anos. Eu disse, ando a aprender, não disse... sei. Por isso me considero um investigador de Fado, aquele que o estuda e aprende todos os dias. Não um "musicólogo", porque antigamente esta expressão era utilizada para os investigadores e estudiosos, hoje em dia é só utilizada por "doutores".

Se não concordar ou verificar gralhas na escrita, diga da sua justiça. Conheci um pessoa que afirmava muitas vezes que: todos é que sabemos tudo.

jose-lucio@netcabo.pt

José Lúcio Ribeiro de Almeida


 Para visitar o site de José Lúcio, vá à "Minha lista de Blogs" (em baixo e à direita) e clique em "Cordofones Portugueses"


4 comentários:

  1. Foi gratificante conhecer esta opinião, que achei muito bem fundamentada.
    Apesar de lamentavelmente não cantar, nem tocar, como ouvinte de fado sinto muitas daquelas questões com preocupação. Estamos aí.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas suas palavras, Jorge, um abraço.

    Susana Lopes

    ResponderExcluir
  3. Toda esta informação veio de encontro a tudo aquilo que pensava do fado, não tenho podido ouvir fado tanto quanto eu gostava ....e se calhar arriscar um dia cantar mas isso é demasiado sério para o fazer como demasiada gente o faz. o problema da colocação da voz. a respiração.e a divisão do texto tal com o nosso amigo no texto refere, são condição essencial para cantar o fado.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das razões pelas quais eu decidi fazer este blog, efectivamente não é só cantar, há muito para aprender. Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir